O secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza, Miguel de Castro Neto, apresentou a estratégia Natural.PT na Conferência da Convenção da Diversidade Biológica (COP12), que decorreu em Seul, na Coreia do Sul.
Com o objectivo de “diferenciar e potenciar produtos e serviços desenvolvidos com base nos recursos endógenos das áreas protegidas em Portugal”, a Natural.PT centra-se “na valorização da biodiversidade, conservação da natureza e na promoção de uma cada vez maior coesão territorial, capaz de reequilibrar as assimetrias regionais, tornando os territórios de baixa densidade mais atractivos e empreendedores”, explicou o secretário de Estado.
Miguel de Castro Neto participou também em várias reuniões bilaterais, entre as quais com representantes do Governo brasileiro, e promoveu um protocolo de colaboração na área do combate ao comércio ilegal de espécies com este país.
Junto da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), o secretário de Estado reafirmou “a importância da rede de pontos focais de biodiversidade nos países lusófonos, bem como a construção de uma plataforma comum que permita a troca de informação e experiências”.
Organizada pelas Nações Unidas, a COP12 tem como principais metas o aumento da consciência mundial sobre o papel da biodiversidade e a agenda pós-2015 nos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável.
Foto: Anabela Loureiro