O LNEC vai receber o Seminário de Divulgação MorFeed “Resposta morfológica das margens estuarinas ao impacto das alterações climáticas”, no dia 30 de Setembro de 2013.
As zonas marginais estuarinas têm uma importância ecológica e ambiental largamente reconhecida, sendo cada vez mais procuradas como espaços privilegiados para diversas actividades de lazer. A intensa pressão humana sobre estas zonas tem aumentado a sua vulnerabilidade às variações e alterações dos agentes naturais, com consequências ainda pouco compreendidas num contexto de alterações climáticas.
Foi neste cenário que se desenvolveu o projecto MorFeed que visou melhorar o conhecimento sobre a resposta morfodinâmica das margens estuarinas ao possível impacto das alterações climáticas e contribuir com estratégias de apoio ao planeamento e gestão destas zonas. O estudo seguiu uma abordagem integrada e multidisciplinar aplicada ao estuário do Tejo.
O projecto, financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, envolveu uma vasta equipa do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (Núcleo de Estuários e Zonas Costeira e Núcleo de Recursos Hídricos e Estruturas Hidráulicas) e da Fundação da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Departamento de Geologia, Instituto D. Luís e Centro de Oceanografia).
LNEC