O Seminário “Estratégias para a Sustentabilidade Energética e Ambiental dos Territórios” vai decorrer no dia 29 de Novembro, em Palmela. O objectivo é debater políticas e desafios sustentados e integrados em matéria de energia e ambiente para o território nacional.
Esta é uma iniciativa desenvolvida pela RNAE - Associação das Agências de Energia e Ambiente em parceria com a ENA - Agência de Energia e Ambiente da Arrábida e o Europe Direct - Península de Setúbal. Este evento é constituído por um workshop, um seminário e uma exposição.
O workshop subordinado ao tema: “Pacto dos autarcas, desafios e oportunidades”, vai ter lugar entre os dias 28 e 29 de Novembro, na Biblioteca Municipal de Palmela. O mesmo vai contar com a participação de um conjunto de especialistas, nacionais e europeus, que irão apresentar estratégias, com provas dadas, para o desenvolvimento de planos de sustentabilidade energética e ambiental no contexto municipal e regional, procurando ainda formas inovadoras de financiamento à sua implementação.
Já o seminário “Estratégias para a Sustentabilidade Energética e Ambiental dos Territórios” vai decorrer no Cine-Teatro S. João, em Palmela. O evento vai contar com a presença do ministro do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva, do presidente da Câmara Municipal de Palmela, Álvaro Amaro, do presidente da ENA, Manuel Pisco, e do presidente da RNAE, Luís Fernandes, entre outras personalidades.
Na mesa de discussão estarão as temáticas: “Sustentabilidade Energética e Ambiental”, “Política energética nacional: desafios para 2020”, “Os municípios portugueses e o desafio da sustentabilidade energética e ambiental”, “O papel da proximidade das juntas de freguesia na implementação de políticas de sustentabilidade energética e ambiental”, “Financiamento às políticas energéticas e de sustentabilidade para o período 2014-2020”, entre outros temas vitais para o País.
A Exposição: Pontos de Diálogo vai estar patente, no dia 29 de Novembro, no mesmo espaço do seminário. Esta exposição visa promover o diálogo entre as entidades representadas e os participantes no seminário. Estarão representadas entidades que têm como missão facilitar o acesso a mecanismos de financiamento de carácter público ou privado.
Foto: CMP