Na apresentação do plano estratégico 2015-2019, a eléctrica Enel Green Power anunciou que pretende vender os parques eólicos que detém em Portugal. A confirmar-se, este negócio poderá render cerca de 500 milhões de euros.
Em comunicado divulgado aos investidores, a empresa explica que os activos eólicos que detém em Portugal vão ser alvo de uma “potencial alienação”, o que justifica com o facto de o seu racional de investimento “modificou-se ao longo do tempo”. Aliás, o presidente da comissão executiva da Enel Green Power, Francesco Venturini, citado pela Bloomberg, avançou mesmo que a companhia já está à procura de compradores.
Segundo a Bloomberg, em causa estão 13 parques eólicos com 126 megawatts de capacidade, além de outros activos em vários projectos que esta empresa tem no nosso País. A concretizar-se este negócio, poderá ascender a aproximadamente 500 milhões de euros.
A Enel Green Power, através da sua filial Finerge, faz parte do consórcio Eólicas de Portugal (ENEOP) que investiu, nos últimos dez anos, 1.623 milhões de euros em 48 parques eólicos de Norte a Sul do País, com uma potência de 1.335 megawatts.
Foto: Anabela Loureiro