Pelo menos 20% do orçamento total da União Europeia (UE) para o período 2014-2020 será gasto em projectos e políticas relacionadas com o clima. Estes valores surgem no seguimento da aprovação, no Parlamento Europeu, do orçamento para 2014-2020 da UE.
O compromisso de 20% triplica o share actual e poderá render cerca de 180 mil milhões de euros em gastos nas principais áreas de política da UE nos próximos sete anos.
A política de desenvolvimento da UE contribuirá para alcançar o compromisso global de 20%, com 1,7 mil milhões de euros estimados para gastos climáticos nos países em desenvolvimento, no período de 2014-2015. Este orçamento representa um passo importante na transformação da Europa numa economia de níveis baixos de emissões de carbono, mais competitiva e que visa ajudar os países em desenvolvimento a adaptarem-se aos impactes das mudanças climáticas.
A comissária europeia para a Acção Climática, Connie Hedegaard, afirmou que esta decisão é “muito importante para a Europa e para a luta contra as alterações climáticas. Pelo menos 20% de todo o orçamento da UE para o período 2014-2020 será gasto. Este é um importante passo nos nossos esforços para lidar com a crise climática. Em vez de estar “estacionado” num canto do orçamento da UE, as acções climática serão agora integradas em todas as principais áreas de consumo. Isto faz ressaltar mais uma vez a liderança da Europa na luta contra este fundamental desafio. Acredito que a União Europeia é a primeira região do mundo a dominar as acções climáticas em todo o seu orçamento".