O Centro para a Inovação na Indústria Automóvel, o CEIIA, e uma ONG do Rio de Janeiro juntaram esforços para desenvolver um novo veículo eléctrico que ligue as populações das favelas ao resto da cidade do Rio de Janeiro, no Brasil.
O Brasil, nomeadamente o Rio de Janeiro está a ser alvo de várias mudanças, tudo para receber a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Mau grado, estas mudanças parecem não chegarem a todos, nomeadamente à zona das favelas que já começaram a sentir essas alterações e, em alguns casos, de uma forma negativa, como é o caso dos transportes públicos que diminuíram substancialmente fazendo aumentar as dificuldades de mobilidade.
Face a este cenário, as entidades brasileiras do Observatório das Favelas e do projecto Mareanas juntamente com o Centro de Engenharia português acreditaram ser possível criar um novo veículo de mobilidade que permita ligar e interligar as populações das favelas com o resto da cidade. À empresa portuguesa cabe a responsabilidade de desenvolver o conceito e a engenharia deste veículo eléctrico amigo do ambiente e financeiramente sustentável.
Este é também um projecto integrado uma vez que vai apelar ao envolvimento das populações no mesmo, através da sua opinião, a fim de se apurar as necessidades, gostos e exigências locais.
Fonte: Público
Foto: MobiCar