No próximo dia 12 de Dezembro de 2013, a Plataforma Salvar o Tua lançará a campanha pública “Salvar o Tua”. O evento terá lugar no Auditório da Fundação Luso Americana.
A campanha “Salvar o Tua” tem por objectivo alertar a opinião pública para os custos financeiros, ambientais e sociais da barragem, demonstrando a ausência de justificação racional para a destruição do Vale do Tua, parte da herança e identidade nacionais.
Ao longo da manhã de quinta - feira, será anunciado um conjunto de acções que visam mobilizar a opinião pública para os custos ecológicos, financeiros e sociais da construção da barragem Foz Tua pela EDP.
Por ocasião deste encontro, será dado a conhecer o movimento de advogados intitulado Advogados pelo Tua, que tem assegurado a representação da Plataforma. Entre os seus membros destacam-se o ex-bastonário Augusto Lopes Cardoso, os advogados Agostinho Pereira de Miranda e Manuel Magalhães e Silva e os Professores Lebre de Freitas, Elizabeth Fernandez e Almeida Ribeiro.
A Plataforma Salvar o Tua é uma associação de defesa do ambiente, fundada por nove associações ambientalistas e uma sociedade comercial com produção vinícola na região. As entidades fundadoras são: AAVRT, ALDEIA, COAGRET,
FAPAS, GAIA, GEOTA, LPN, SPEA, Quercus e Quinta dos Murças.
Na edição em papel da revista Magazine Imobiliário, Novembro/Dezembro, promoveu-se um artigo de esclarecimento sobre a barragem do Tua, onde se deu voz quer à Plataforma do Tua, quer à EDP concessionária desta obra.