O E-Bike Sharing System foi apresentado durante a Semana Europeia da Mobilidade, em Lisboa, e assume-se como um projecto inovador não só para Portugal, como para o Mundo.

O Terreiro do Paço foi o palco escolhido para a apresentação deste sistema de bicicletas eléctricas partilhadas, as quais podem já ser utilizadas pelo público. O momento foi “apadrinhado” pelo vereador da Mobilidade da Cãmara Municipal de Lisboa, Fernando Nunes da Silva, e constitui o início dos testes de terreno para o sistema que tem vindo a ser construído com material exclusivamente nacional por um consórcio de três entidades: o Centro para a Excelência e Inovação na Indústria Automóvel (Ceiia), a TEKEVER – Tecnologias de Informação e a Prio-e.

No Terreiro do Paço e junto ao Centro Comercial das Amoreiras foram instalados os protótipos do sistema, embora ainda em fase de teste, com duas estações compostas por um totem com informações sobre o funcionamento, várias bicicletas e respectivas docas, equipamento que serve para depositar e levantar os velocípedes e tem a dupla função de fornecer energia elétrica para o carregamento.

CML