O Governo deu início à primeira fase do Programa de Apoio à Mobilidade Eléctrica na Administração Pública. Ao abrigo do designado Eco.mob foi aprovado a aquisição de 170 carros eléctricos no valor de 5,5 milhões de euros.
Em Diário da República, as áreas de governação do Ambiente e das Finanças referem que esta fase contempla o financiamento de aquisição dos 170 veículos em regime de aluguer operacional de veículos durante um período de quatro anos e o financiamento de pontos de carregamento.
Os 170 automóveis vão substituir veículos com mais de dez anos, potenciando a melhoria do desempenho ambiental, a descarbonização dos carros do Parque de Veículos do Estado (PVE), a promoção da mobilidade eléctrica e a redução dos custos operacionais.
Com esta substituição, o Governo estima que serão poupados 1,3 milhões de euros apenas em custos de combustível.
O Programa de Apoio à Mobilidade Eléctrica tem o objectivo de financiar 1.200 veículos eléctricos, num total de 23,34 milhões de euros. O Fundo Ambiental será a principal fonte de financiamento.
Recorde-se que, antes da primeira fase, o programa passou por um período piloto que consistiu no aluguer de 30 veículos e criação de 25 pontos de carregamento.