A secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, Teresa Ribeiro, afirmou que “Portugal quer assumir protagonismo nas Nações Unidas, avançando voluntariamente para uma auto-avaliação do ponto onde se está em matérias como a protecção ambiental, combate à pobreza e igualdade de género”.
Com esta meta em mente, nos dias 17 a 19 de Julho, o Governo português vai a Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, apresentar uma colecção de diferentes contributos de estruturas da sociedade, desde organizações não-governamentais ao Instituto Nacional de Estatística e empresas.
A secretária de Estado afirmou que, embora “cada país apresente o seu relatório no formato que prefira”, Portugal optou por ser mais ambicioso no seu compromisso com a Agenda 2030, que funciona em torno de cinco eixos genéricos: Pessoas, Prosperidade, Paz, Planeta e Parcerias.
Como Teresa Ribeiro disse ainda: “Portugal também está a levar muito a sério os objectivos da Agenda 2030 na área da Cooperação Internacional, quer seja a avaliar mais rigorosamente o esforço de cooperação com os países parceiros da lusofonia, quer seja a sensibilizar esses países para os objectivos da agenda”.
Foto: Anabela Loureiro