O ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes, congratulou-se com o desempenho do Programa Operacional de Sustentabilidade e Uso Eficiente de Recursos (POSEUR) pelo Governo: “Já mais de 40% das verbas estão comprometidas e metade delas são utilizadas directamente pelas autarquias”.
Esta afirmação foi proferida em Mondim de Basto, onde o ministro procedeu a um balanço deste programa a nível nacional e na região Norte, e onde ficou a saber-se que dos 909 milhões de euros de fundos comunitários atribuídos ao POSEUR, 194 milhões de euros foram aprovados para a região Norte.
Como o ministro salientou, “daquele que é o compromisso de execução que assumimos, e que é extraordinariamente ambicioso para este ano, concluímos o primeiro trimestre acima desse mesmo compromisso”.
No Norte, foram aprovados projectos de 62,5 milhões de euros para a Área Metropolitana do Porto, 32,5 milhões de euros para o Minho, 27 milhões de euros para o Tâmega e Sousa, 23,6 milhões de euros para o Douro, 20,7 milhões para o Cávado, 20,9 milhões de euros para o Ave, 8,6 milhões de euros para o Alto Tâmega e 8,5 milhões de euros para as Terras De Trás-os-Montes.
Os projectos que já tiveram resposta positiva abrangem investimentos em várias áreas, desde a gestão de resíduos às redes de água e saneamento, tratamento de efluentes, protecção costeira, mitigação de cheias, prevenção contra incêndios, construção de quartéis de bombeiros ou aquisição de veículos de combate a incêndios, mobilidade sustentável ou conservação da natureza.
Por exemplo, em Mondim de Basto, foi aprovada a candidatura para a remodelação e ampliação do quartel dos bombeiros, com um financiamento de 440 milhões e um investimento global 536 milhões de euros.
Foto: Anabela Loureiro