Com mais de 50% da população a viver actualmente em áreas urbanas, as cidades devem preparar-se para enfrentar os efeitos potencialmente catastróficos das alterações climáticas. A JLL explica como…

O relatório da Jones Lang LaSalle (JLL), designado por Global Sustainability Perspective, identifica alguns passos que as cidades deverão dar para tornar as suas infra-estruturas mais resistentes às alterações nas condições climáticas.

Este documento engloba exemplos reais de esforços de aumento da capacidade de resistência em Nova Iorque e outras cidades de referência em todo o mundo, colocando em foco quatro temas: a importância da resiliência à medida que a população aumenta, a protecção das cheias, bairros sustentáveis e intercâmbio de ideias entre as cidades.

O Head de Sustentabilidade da JLL no Reino Unido, Julie Hirigoyen, acredita que “as cidades podem aprender entre si em como tornar-se mais resilientes perante acontecimentos climáticos extremos causados por alterações no clima”. Acrescentando que “isso quer dizer que é necessário preparar todos os aspetos da cidades para o futuro, incluindo protecção das cheias à medida que os níveis do mar sobem, repensar as infra-estruturas, redes eléctricas, fornecimento de alimentos, cuidados de saúde, telecomunicações, transportes, águas, gestão de resíduos e outros mais”.