Já são conhecidos os vencedores dos prémios Ecohut! O grupo formado por Eduardo Lopes, Luis Ferreira, João Moreira e Joel Duarte arrecadou o primeiro prémio do concurso.
O pódio foi completado pela dupla Carlos Afonso e Ana Bento e o grupo formado por Andreia Soares, Leandro Alves e Ricardo Ribeiro. A cerimónia de entrega de prémios teve lugar no Roca Lisboa Gallery, e contou com a presença de diversos estudantes e profissionais do mundo da arquitectura e da construção.
O concurso, organizado pelo Portal da Construção Sustentável e apoiado pela Roca, desafiou estudantes de todo o País a desenvolver um módulo totalmente autónomo para festivais de música.
Lançado no passado mês de Janeiro, o desafio passava pela criação de um alojamento pensado para festivais de Verão, que suportasse um dormitório para jovens, até quatro pessoas, com WC e chuveiro com água quente e ainda zona de preparação de alimentos. O espaço deverá ter ainda ter um local no exterior para um grelhador portátil, sendo o layout e distribuição do espaço interior da responsabilidade da equipa concorrente.
Este módulo deveria ser completamente autónomo no seu funcionamento, sendo da responsabilidade da equipa a colocação de cisternas para reaproveitamento de águas, ‘mini- estações’ de tratamento para gestão das águas residuais dos banhos e cozinhas e sistemas de captação e armazenamento de energia eléctrica (painéis fotovoltaicos e baterias).
O concurso contou com 11 candidaturas e seis propostas entregues, provenientes de diversos pontos do País. As equipas foram na sua maioria multi-disciplinares, integrando pelo menos um estudante de Arquitectura (coordenador) e um estudante de Engenharia Civil. Fizeram parte do Júri arquitetos de renome, bem como engenheiros civis e ainda um representante da ADENE, para avaliar a certificação energética do modelo.
O apoio da Roca a esta iniciativa faz parte da sua estratégia de apoio e divulgação de iniciativas destinadas a profissionais e estudantes do sector, sobretudo as relacionadas com o tema da sustentabilidade e da eficiência energética.
Esta aposta é materializada, não apenas através deste tipo de apoios, mas da organização de eventos em parceria com as mais diversas entidades, desde concursos a tertúlias, passando por debates ou acções de sensibilização.