Os percursos em madeira do Parque Urbano dos Amores, situado em Pedrouços, na Maia, acabam de ser integralmente renovados com madeira Accoya, fornecida pela Banema.

Um material sustentável, resistente e de fácil manutenção, a madeira Accoya foi aplicada nos decks já existentes neste parque de proximidade, substituindo a estrutura original em pinho. Esta intervenção de requalificação foi agora concluída, tendo sido realizada paralelamente aos trabalhos de ampliação deste espaço de lazer, os quais aumentaram a área total do parque para 1,91 hectares.

A inauguração desta nova fase, bem como dos renovados passadiços em madeira Accoya, teve lugar no passado sábado, 2 de Setembro.

“O resultado desta renovação com Accoya foi um ambiente harmonioso, onde as árvores e a vegetação lacustre combinam na perfeição com esta madeira, proporcionando ao visitante um agradável e inspirador momento de tranquilidade, especialmente importante num parque inserido numa zona urbana e de grande intensidade de tráfego rodoviário”, comenta Manuel Joaquim Neves, administrador da Banema.Criados para marcar as entradas principais do Parque – pelas ruas Rodrigues de Freitas e da Cooperação – e para cortar geometricamente o caminho de saibro, os estrados de madeira agora renovados são ladeados por pinheiros mansos e por choupos brancos apontando para uma Praça (caso da entrada pela Rua do Cooperação) e para a ligação ao Polidesportivo de Teibas (entrada pela Rua Rodrigues de Freitas).

Esta reabilitação com Accoya confere aos decks maior estabilidade, resistência, durabilidade, qualidade, facilidade de uso e de manutenção, atributos marcantes de uma madeira que é sujeita a um tratamento de acetilação e que tem origem em florestas de gestão sustentável. Tal tratamento modifica as propriedades da madeira, impedindo que seja degradada por insetos e tornando-a, ao mesmo tempo, estável. A sua durabilidade é de 25 anos (quando aplicada no solo ou em contacto com a água doce) e 50 anos (sem contacto com o solo).

O Parque Urbano dos Amores desenvolve-se numa extensa área verde, integrando uma vasta rede de caminhos que faz a interligação com a malha urbana, além de áreas para a prática desportiva, parque infantil, zonas pedonais e uma ponte de madeira ecológica.

O parque de proximidade foi criado em 2009 pela Câmara Municipal da Maia para proporcionar uma nova zona de lazer para o concelho, permitindo ainda requalificar as margens de Ribeira dos Amores, e trazendo nova vida para uma vasta área até então desqualificada. A nova zona de expansão, junto ao espaço existente, traz novos 2.000 m2 a este equipamento e amplia a rede de percursos do parque.

O projecto de paisagismo desta nova fase tem assinatura dos arquitectos paisagistas Sofia Pacheco e Vítor Esteves, da Oh! Land Studio, que dão continuidade ao trabalho que desenvolveram na primeira fase, a qual contou ainda com a participação da arquitecta paisagista Sara Moras, do mesmo ateliê. A Viveiroplantas, Abel de Pinho e Moreira foi a empresa responsável pela execução do projecto em ambas as fases.