A SunEnergy acaba de assinar contrato com a Litocar para um projecto de autoconsumo de grande dimensão prevê a instalação de painéis solares em oito pontos de venda do Grupo Automóvel no Centro do País e que vai permitir poupar cerca de 50 mil euros por ano em energia.

A SunEnergy irá proceder à instalação de 848 painéis solares fotovoltaicos, num total de 225 kW, em modelo de autoconsumo em oito das 13 instalações do Grupo em toda a zona Centro do País - Cantanhede, Castelo Branco, Coimbra, Covilhã, Figueira da Foz, Guarda, Santa Maria da Feira e Santarém.

“Este projecto será o maior investimento em painéis solares efectuado por um grupo de distribuição automóvel a nível nacional. O facto de haver sectores tão diversos, interessados na instalação de painéis solares, mostra que as empresas estão cada vez mais atentas à sua pegada ecológica e às vantagens económicas deste modelo” afirma Raúl Santos, director-geral da SunEnergy.

Acrescentando que “o sector automóvel também se tem destacado pela aposta que tem feito na mobilidade eléctrica e nas baterias de iões de lítio, aposta essa que permite uma redução das emissões de CO2 à semelhança da aposta nos painéissolares fotovoltaicos”.

Já João Cardoso, presidente do Conselho de Administração do Grupo Litocar, SA afirma: “O Grupo tem uma preocupação muito grande com a sustentabilidade e a nossa política de responsabilidade social e ambiental tem como um dos seus objectivos principais a redução da pegada ecológica da actividade com a realização de investimentos como este que estamos a fazer.

Tenho a certeza de que este é o caminho certo e que, em breve, aumentaremos o número de pontos de venda da Litocar com painéis solares”.

Este investimento permitirá ao Grupo Litocar a produção de cerca de 330.000 kWh/ano de energia eléctrica limpa e uma redução anual das emissões de CO2 de 167 toneladas.