Após o arranque do novo ano hidrológico – um novo ‘ciclo da água’ -, iniciado a 1 de Outubro, a ADENE – Agência para a Energia inicia agora um novo ciclo de acção nacional para uma utilização mais eficiente da água no nosso País.

Com a temática ‘Novas Profissões, Inovação e Alteração de Comportamentos’, que conta com o apoio do ministério do Ambiente, a ADENE lança projectos para promover a eficiência hídrica.

Como esta entidade explica: “Numa altura em que a eficiência e redução de desperdícios no uso da água é cada vez mais importante, a ADENE está a colocar a sua longa e consolidada experiência, adquirida na implementação da eficiência energética em Portugal, ao serviço da eficiência hídrica”.

Na semana em que se comemora o Dia Nacional da Água, e após ter marcado presença na Porto Water Innovation Week, a ADENE dá a conhecer dois dos projectos que está a desenvolver na área da eficiência hídrica e do nexus água-energia, dirigidos ao sector urbano e já a avançar no terreno, com o apoio do Fundo Ambiental e do Programa ERASMUS+ da Comissão Europeia.

Estes projectos que tomam especial relevo num ano marcado por uma seca severa em 80% do território, com risco de falta de água em algumas regiões do País e ainda com influência significativa na produção renovável nacional, na factura energética do País e no nível de emissões de gases com efeito de estufa.

O AX Aqua eXperience – Projecto de Educação, Sensibilização e Acção para a Eficiência Hídrica e Nexus Água-Energia e o Projecto WATTer Skills – ADENE lidera parceria estratégica para a qualificação de peritos de eficiência hídrica, ambos coordenados e liderados pela ADENE – Agência para a Energia.