A Sonae Sierra acaba de lançar a segunda edição do concurso Rising Store que visa dar a oportunidade a todos os empreendedores portugueses com ideias na área do retalho de desenvolverem o seu negócio num dos 16 centros comerciais abrangidos pela iniciativa, apelando a uma visão mais sustentável.
Serão seleccionados até oito projectos vencedores que irão beneficiar da oferta de um espaço (loja ou quiosque) durante seis meses sem custos mensais e a possibilidade de renovação por mais seis em condições especiais.
A iniciativa conta com o apoio institucional da ANJE e o objectivo é apurar oito projectos vencedores que irão ser testados numa loja ou num quiosque. A Sonae Sierra conta ainda com o apoio da agência Young & Rubicam, do INV-Instituto de Negociação e Vendas e da larga experiência do produtor executivo do Shark Tank, entre outros representantes que integram o júri, para seleccionar as melhores ideias e dar apoio no desenvolvimento do Plano de Negócio do projecto, nomeadamente, nas áreas de Marketing, Comercial e Financeira.
As candidaturas decorrem entre 15 de Outubro e 15 de Dezembro, os vencedores serão anunciados em Fevereiro de 2018 e a abertura das lojas ou espaços comerciais deverá ocorrer até nove meses após o anúncio dos vencedores.
Este projecto de apoio ao empreendedorismo surge no âmbito da estratégia de sustentabilidade da Sonae Sierra, mais concretamente de uma das áreas de enfoque – Future Fit Retail - cujo objectivo se centra na antecipação de tendências futuras no sector do retalho, na criação de novos conceitos, na inovação orientada para a sustentabilidade (SOI – Sustainability Orientated Innovation) e noutros temas relevantes no domínio da inovação sustentável. A empresa pretende assumir um papel activo na colaboração com lojistas actuais e potenciais para tornar os seus negócios mais resilientes, permitindo que empreendedores individuais, pequenas empresas, startups ou projectos de retalho de âmbito local, se desenvolvam em circunstâncias exclusivas.
Nesta edição vão ser valorizados os novos conceitos de retalho que promovam junto dos visitantes mudanças comportamentais positivas e que incentivem a adopção de um estilo de vida mais sustentável. Assim, caso um dos projectos vencedores contemple uma oferta de produtos ou serviços acessíveis ao consumidor, caraterizados pela sua vertente ecológica e de bem-estar pessoal, assentes em requisitos como a transparência, preocupação com o meio ambiente (através da poupança de recursos e da sua utilização de forma racional) e preocupação social (através do apoio a empresas e comunidades locais) poderá beneficiar, adicionalmente ao prémio, da oferta da campanha de comunicação de abertura do espaço.
Na primeira edição do concurso Rising Store, a Sonae Sierra recebeu um total de 110 candidaturas, das quais elegeu cinco projectos vencedores. Destes, três mantêm atualmente, de forma permanente, o seu espaço nos centros comerciais ArrábidaShopping, Centro Colombo e GaiaShopping e um outro num formato mais sazonal.
O sucesso da primeira edição em Portugal levou a empresa a alargar este ano o âmbito da iniciativa para Espanha, lançando assim o desafio aos empreendedores que pretendam uma oportunidade num dos centros comerciais aderentes deste país.
Manuela Calhau, directora de Marketing, Inovação e Mall Activation da Sonae Sierra, afirma: “Depois do sucesso da primeira edição, é com enorme satisfação que lançamos mais uma edição do concurso Rising Store em Portugal e pela primeira vez em Espanha, colocando ao dispôr dos empreendedores a nossa experiência e know-how no sector do retalho. É para nós um orgulho ajudar a concretizar projectos que acrescentem valor aos centros comerciais sob a nossa gestão e que permitam aos empreendedores portugueses e espanhóis desenvolver o seu próprio negócio”.