A ADENE - Agência para a Energia, enquanto membro da Rede das Agências Nacionais de Energia do Mediterrâneo (MEDENER), vai promover a 5ª Conferência Internacional sobre a Transição Energética, subordinada ao tema ‘Alterações climáticas e migrações no Mediterrâneo. O papel da transição energética’, que se realiza no próximo dia 30 de Novembro, no Fórum Picoas.
De que modo a eficiência energética e as energias renováveis podem contribuir para o sucesso da transição energética na Bacia do Mediterrâneo? De que forma a transição energética pode acelerar as oportunidades de desenvolvimento económico, promover a criação de emprego e conter os fluxos migratórios na região?
São estes os grandes assuntos que dão o mote a uma reflexão e debate onde participam especialistas nacionais e internacionais da área da energia, relaccionando estes tópicos com o tema das alterações climáticas e migrações na região mediterrânea.O evento contará com a presença do secretário de Estado da Energia, Jorge Seguro Fernan
des, bem como com Dario Chello, presidente da Rede MEDENER, Anne-Charlotte Bournoville, responsável pela Unidade de Relações Internacionais e alargamento da DG Energia da Comissão Europeia, e Cristina Cattaneo, da Fundação Eni Enrico Mattei, de Itália, que falará sobre o tema das migrações climáticas, entre outros intervenientes na conferência.
Organizado no quadro da presidência italiana do MEDENER, poucos dias após a COP 23 (Conferência das Partes sobre Alterações Climáticas organizada pela ONU) realizada em Bona, na Alemanha, este evento tem como objectivo promover a discussão e a reflexão sobre o contributo da transição energética para enfrentar as alterações climáticas e as migrações na Bacia do Mediterrâneo. Em particular, o papel da cooperação regional nas áreas das energias renováveis e da eficiência energética para a segurança do abastecimento energético, a sustentabilidade e o crescimento inclusivo da região, através da criação de emprego e da redução dos fluxos migratórios.
Foto: Anabela Louleiro