A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) atribuiu pela primeira vez a selos de qualidade exemplar da água para consumo humano. Neste âmbito, e num universo de 403 entidades, foram contempladas 61 entidades gestoras de serviços de abastecimento público de água.
Segundo a ERSAR, os selos de "Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano" pretendem “evidenciar as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano”. A mesma fonte revela que “o panorama nacional da qualidade da água destinada ao consumo humano tem revelado nos últimos anos que em Portugal a água da torneira é de confiança”; ainda assim, considerou ser necessário a distinção daquelas entidades que, “dentro de um universo que garante 98% de água segura, se distinguem pela excelência”.
Às entidades gestoras a quem foi atribuído um selo será entregue um certificado e o direito de usar essa imagem, através da sua utilização na sua imagem institucional, nomeadamente no sítio da Internet, comunicações e publicidade, entre outras aplicações, associando-lhe assim uma marca única identificativa da qualidade do serviço prestado aos utilizadores.
Esta iniciativa resulta de uma parceria entre a ERSAR e o Jornal Água&Ambiente, com a colaboração da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), da Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), da Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH) e do Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC).
São várias as empresas que apelam a que as populações bebam água da torneira, já que têm mais qualidade, está sempre acessível e tem um baixo custo.
ERSAR