Começa hoje a segunda edição do Arquiteturas Film Festival Lisboa, que irá realizar-se até 28 de Setembro no Cinema City Alvalade e na Cinemateca Portuguesa, na capital. Vão ser apresentados cerca de 100 filmes de 26 países, num total de 42 sessões.
Tal como na primeira edição, este festival foca a sua atenção em filmes com uma forte linguagem narrativa. Este evento encerra um desafio que se pretende interdisciplinar e aberto, visando explorar as relações entre o cinema e a arquitectura.
Recorde-se que a organização convidou realizadores, produtores de cinema, estudantes, profissionais de arquitectura e film makers em geral, de todas as nacionalidades, para enviarem filmes de sua autoria capazes de mostrar uma perspectiva única relativa ao cruzamento da arquitectura com o cinema: documentários ou ficção, curtas ou longas-metragens, animação ou experimental; em tom formal ou informal, sério ou humorístico; que já tenham ganho prémios em festivais ou que tenham acabado de sair da handy-cam.
A primeira edição do Arquiteturas Film Festival Lisboa instalou-se em 2013 como instrumento de divulgação e promoção de Portugal além-fronteiras, apresentando Portugal com um forte interesse na preservação e promoção do seu património arquitectónico e Lisboa como uma cidade de espírito aberto ao diálogo criativo internacional. Objectivos e missão que se repetem em 2014.