O arquitecto português Luís Guimarães, da FLUXO interactive architecture, ganhou o primeiro prémio no Concurso Internacional “Prologis 2013 Design-Design the future for Logistics Buildings”. Natural do Porto, o arquitecto fundou e lidera o gabinete de arquitectura com sede em Düsseldorf, na Alemanha, e conquistou o galardão em colaboração com os escritórios Kruschina e DE VISU (Sébastien Bernard).

O concurso, aberto a empresas de arquitectura com sede na Europa do Norte, é uma iniciativa do grupo internacional de logística PROLOGIS sobre o tema “Think out of the Box”, ou seja, lançando o desafio de projetar imobiliário de uso logístico com um olhar inovador.

Considerando que os autores do projecto apresentaram com sucesso um design que é “Think out of the Box”, o júri destacou que este se distingue por ser “um edifício que é único na sua concepção arquitectónica e pouco usual no contexto dos edifícios logísticos, e que entra em diálogo com o seu meio e é pleno de urbanidade”.

A Prologis, um dos líderes mundiais na realização e exploração de naves industriais no campo da logística revelou os vencedores do Prologis 2013 Design Awards na sua representação da feira internacional de imobiliário EXPO REAL em Munique, no início de Outubro. O resultado foi apresentado por um júri interdisciplinar constituído por representantes da empresa, utilizadores, arquitectos e engenheiros, que evidenciaram o caráter inovador da proposta vencedora.