O atelier portuense LIKEarchitects foi distinguido com o prémio “Best design of office space” (Melhor design de espaço de escritório) no concurso chinês Idea Tops de 2014. O prémio foi atribuído pelo projecto da sede da empresa Kinematix, no Porto.

Em comunicado, a LIKEarchitects explica que “o irreverente projecto, que desenha um espaço de trabalho contínuo através de um sistema articulado de portões de garagem permitindo múltiplas reconfigurações formais, foi assim distinguido entre mais de quatro mil propostas oriundas de 35 países, concorrentes às 13 categorias dos conceituados prémios chineses que todos os anos celebram a arquitectura e design de interiores mundial”.

Recorde-se que já em 2013 este atelier tinha sido premiado na competição Idea Tops na categoria de “Art Display”. O projecto galardoado tinha sido “X-Hibition”, uma instalação elaborada para a inauguração do Centro de Inovação do Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC).

Esta foi a equipa também escolhida para projectar as luzes de Natal da antiga aldeia olímpica de Londres. “Frozen Trees” (“Árvores Congeladas”) eram constituídas por uma série de 30 estruturas cilíndricas, construídas a partir de suportes de sacos de plástico IKEA com luzes de baixo consumo energético LED ligadas a baterias de automóvel.

O ateliê LIKEarchitects, fundado em 2010, é composto pelos parceiros Diogo Aguiar, João Jesus e Teresa Otto, que se formaram em 2008 na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, cidade onde centram a sua actividade. O seu trabalho situa-se entre a arquitectura, a arte e a instalação, como demonstram as intervenções “Constell.ation” nos Jardins do Palácio de Belém e “Fountain Hacks”, durante a Capital Europeia da Cultura 2012, em Guimarães.

Foto: LIKEarchitects