Um grupo de sete reconhecidos designers chineses vai estar em residência criativa em Paredes, até 27 de Março, no âmbito do Art on Chairs. O objectivo principal é o de criar e desenvolver peças de mobiliário que possam ser produzidas por empresas de Paredes e vendidas para os segmentos ‘young generation’ e ‘middle class’ do mercado residencial chinês.

Trata-se da primeira fase de um intercâmbio cultural que prevê um segundo período dos designers chineses em Paredes, já em Junho deste ano.

A relação de Paredes com a China – nomeadamente com o município de Pequim – já levou uma missão empresarial da indústria de mobiliário de Paredes à capital chinesa por altura da presença do Art on Chairs na Beijing Design Week, em setembro de 2014. Além disso, está prevista para este ano, em Pequim, a realização do leilão das cadeiras Duets 2014-2015, em parceria com a leiloeira de referência Guardian Auctions, cujas receitas revertem a favor do programa de apoio aos refugiados do ACNUR – Alto Comissariado para os Refugiados das Nações Unidas.

Também no âmbito desta relação Paredes-China, uma das personalidades que foi distinguida com uma das cadeiras desta segunda edição do Duets, do Art on Chairs, foi o escritor e novelista Ah Cheng, através de uma peça desenhada pelo seu compatriota Shao Fan, arquitecto de formação que se tornou escultor e pintor. A produção desta peça foi garantida pela AEF Zagas Muebles, empresa de Paredes, parceira do Art on Chairs, e especializada em mobiliário maciço de carvalho e cerejeira.

Art on Chairs é um evento internacional que promove o design e a criatividade contemporânea enquanto vectores de inovação na indústria e desenvolvimento transversal. Traduz-se num programa de exposições, concursos, residências, actividades educativas e itinerância internacional.

Nesta que é a sua segunda edição, realiza-se em Paredes e Lisboa. A edição de estreia, em 2012, foi premiada pela Comissão Europeia, através dos RegioStars, atribuídos aos projectos regionais mais inovadores e inspiradores.