Depois de Londres, Nova Iorque, Praga ou Lisboa, é agora a vez do Porto juntar-se à Open House Family e abrir as portas de espaços extraordinários desde os clássicos à arquitectura contemporânea. A primeira edição do Open House Porto marca a estreia de uma segunda cidade portuguesa no roteiro deste evento internacional que abrange 30 cidades em todo o mundo.
O Open House Porto é uma co-produção da Casa da Arquitectura e da Trienal de Arquitectura de Lisboa e é o primeiro evento cultural que reúne a associação da Frente Atlântica, numa parceria estratégica com as câmaras municipais do Porto, Gaia e Matosinhos. Esta cooperação entre cinco entidades permite reunir as condições ideais para fazer nascer um evento que se pretende repetir a cada ano.
De forma totalmente gratuita, é possível descobrir um roteiro que vai desde casas privadas a teatros, passando por mosteiros e espaços industriais, entre outros. O público é convidado a criar o seu próprio itinerário e explorar a arquitectura e a cidade através de um novo olhar.
Como refere o comissário desta primeira edição, o arquitecto Pedro Bandeira, este é um evento que pretende “dar a conhecer a um público alargado uma diversidade grande de edifícios e infra-estruturas que, pelo seu valor arquitectónico, pela sua função específica ou localização privilegiada, merecem toda a atenção. Partindo do valor associado à arquitectura contemporânea que se produz no Porto - e que já valeu dois prémios Pritzker: Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura - o Open House Porto favorece também um enquadramento de edifícios históricos da cidade”.
O que distingue este evento e que torna a experiência especial é a possibilidade de visitar os espaços de diferentes formas: visita livre, acompanhada por assistentes ou através das visitas comentadas pelos autores e especialistas de diferentes áreas. São ao todo 42 espaços que ilustram a riqueza e diversidade arquitectónica da Frente Atlântica do Porto, promovendo assim a proximidade entre o cidadão e os profissionais da arquitectura.
De 4 a 5 de Julho, a arquitetura vai estar de portas abertas.
Foto: Site Open House Porto – Torre do Burgo