A fase final do concurso “Riqualificazione Dell’ex Ex Montelungo” conta com a participação de cinco arquitectos. Entre os finalistas estão os ateliers de Inês Lobo, Ventura Trindade arquitectos, David Chipperfield, Barozzi/Veiga e Nieto Sobejano.

Este concurso é dedicado à reabilitação e, segundo o sítio oficial do concurso, os candidatos seleccionados para a fase final da competição foram escolhidos porque têm abordagens e competências específicas para a transformação da área, permitindo uma comparação de diferentes atitudes em relação à recuperação de edifícios existentes.

A mesma fonte revela que os cinco finalistas são: David Chipperfield Ltd. (Londres-Milão); Arquitectos Nieto Sobejano GFA (Madrid-Berlim); Inês Varela Maia Lobo (Lisboa); Barozzi / Veiga (Barcelona-Chur); Maria João Godinho de Paiva Ventura Trindade (Lisboa).

Na segunda fase da competição, que termina 20 de Novembro de 2015, estas diferentes abordagens serão comparadas com a escolha do vencedor da competição internacional. “A qualidade e o perfil internacional dos ateliês de arquitectura selecionados”, disse o prefeito de Bergamo, Giorgio Gori, “são susceptíveis de tornar claro para todos a importância do projecto de remodelação patrocinado pela cidade e pela Cassa Depositi e Prestiti. Estudos de valor internacional vão ser incrementados nos próximos meses em Bergamo. Este é o primeiro resultado significativo de uma viagem que finalmente retorna para premiar competência e mérito”.

Foto: Anabela Loureiro