A Electrolux revelou os nomes dos seis finalistas da competição global de design “Electrolux Design Lab”. Na competição deste ano, com o tema  “Healthy Happy Kids”, a Electrolux procura novas soluções e ideias chave que vão ajudar a melhorar o dia-a-dia das famílias com crianças.

Os seis estudantes finalistas vêm de universidades do México, Coreia do Sul, Hungria, Lituânia, Reino Unido e Rússia. O vencedor do Electrolux Design Lab 2015 será escolhido depois das apresentações dos seis finalistas a um júri na gala de entrega de prémios, em Helsínquia, Finlândia, a 15 Outubro de 2015. 

Um número total de 1.500 inscrições deu entrada no Design Lab 2015 em Abril de 2015, sendo que 109 dessas candidaturas foram de estudantes portugueses. Quatro projectos chegaram ao Top 100 e um português foi semi-finalista, com o projecto “Symbiosis”, relacionado com a purificação do ar.

Agora, cinco meses depois das votações do público e dos especialistas da Electrolux, a competição fica reduzida a seis finalistas: Voris – um robot que ensina às crianças a importância de cuidar das roupas, por Martha Fabiola García Bustos (México); Q.H[Quadruple H] – um purificador de ar e um hula hoop, num só. Por Jeongbeen Seo (Coreia do Sul); Future Classroom – uma cozinha interactiva e auto-sustentável para uso educacional por Tobias Tsamisis (Hungria/Alemanha); Air Shield – um carrinho de bebé que cria um microclima puro e limpo, por Dominykas Budinas (Lituânia); Bloom – preenche a lacuna entre a educação prática e digital encorajando bons hábitos de cozinha de uma maneira divertida, por Jordan Lee Martin (Reino Unido); e Plato – um robot que o vai ajudar a tomar conta do seu filho, por Mary Pilyugina (Rússia). 

Lars Erikson, vice-presidente de Design e chefe do júri do Design Lab, referiu: “O evento final do Electrolux Design Lab é um dos grandes acontecimentos do ano. É revigorante para todos nós ver toda a inovação e talento que existe por aí. Os estudantes que estão na final fizeram um trabalho incrível. Agora basta impressionar o júri pela última vez para assegurar o estágio pago pela Electrolux.