O acordo entre a Ordem dos Arquitectos (OA) e o Concelho de Arquitectura e Urbanismo (CAU) do Brasil vai ser assinado no próximo mês de Dezembro. O mesmo visa a reciprocidade da inscrição de arquitectos em Portugal e no Brasil.
Este documento vai entrar em vigor em Janeiro do próximo ano e pretende “melhorar e potenciar o conhecimento, a circulação e colaboração recíprocas" entre os profissionais de Arquitectura.
Este acordo, o primeiro do género celebrado pela OA e pelo CAU com organizações estrangeiras, abrange "exclusivamente os membros inscritos na OA e no CAU, portugueses e brasileiros, natos e naturalizados, e aplica-se aos regimes de inscrição permanente e temporária no CAU e na OA, igualando, agilizando e simplificando as condições processuais e procedimentos".
Refira-se que a OA já certificou mais de dois mil arquitectos portugueses para trabalhar no estrangeiro, nomeadamente rumo ao Brasil, Angola e Reino Unido. Certificação que os arquitectos nacionais, e agora também brasileiros, necessitam para poder assinar os seus projectos.
Foto: Anabela Loureiro