O Roca Lisboa Gallery será, no próximo dia 7 de Outubro, palco da transmissão exclusiva em Portugal da cerimónia de abertura do Festival de Cinema de Arquitectura de Roterdão, numa sessão que acontece simultaneamente nas cidades de Budapeste, Nova Iorque, Santiago do Chile, Florença, Milão, Barcelona, Copenhaga, Turim, Palermo e Joanesburgo.
Além da transmissão em directo daquele que é um dos maiores festivais de arquitcetura da Europa, o Roca Lisboa Gallery exibirá também o filme “Concrete Love”, de Maurizius Staerkle-Drux, e que enaltece o trabalho do arquitecto alemão Gottfried Boehm.
A transmissão em directo da gala é o culminar de uma iniciativa que terá início no próximo dia 30 de Setembro, no âmbito do Arquitecturas Film Festival Lisboa 2015, que de 1 a 4 de Outubro exibirá 30 sessões de filmes em três cinemas da capital (Cinemateca, Fórum Lisboa e Cinema City Alvalade).
Com o título “Welcome to the future” (Bem-vindo ao futuro), este ano o festival estará sedeado também no Fórum Lisboa.
Esta 3ª edição pretende proporcionar uma incursão a diferentes visões do futuro: desde “futuros” que se revelaram já obsoletos, àqueles que são, até à data, intemporais. Ambiciona-se ir além do razoável e procurar antevisões improváveis de novos mundos a ser, que possam ter tanto de extravagância e loucura, como de profecia, visionarismo e perspicácia.
É com este olhar sobre o futuro que o realizador Edgar Pêra surge este ano como personalidade central do festival. Edgar Pêra, um dos mais prolíficos cineastas portugueses, realizou diversos filmes sobre arquitectura caracterizados por nos surpreender pela sua visão singular, inesperada e geradora de novas e renovadas interpretações.
Da sua presença na programação deste ano, destaca-se a sessão exclusivamente dedicada aos seus filmes em 3D a decorrer no dia 2 de Outubro, no Cinema City Alvalade, e a Masterclass que o realizador irá apresentar sobre a relação do seu cinema com a arquitectura, no dia 3 de Outubro, no Fórum Lisboa.