Até ao dia 18 de Outubro decorre no Palácio da Independência, em Lisboa, o encontro anual europeu de Arquitectos Paisagistas. Questões como a construção de paisagens, os seus arquétipos, inovação, sustentabilidade e qualidade de vida vão estar em debate.

A organização deste evento está a cargo da Associação Portuguesa dos Arquitectos Paisagistas (APAP). Evento conta com a presença do vereador da Estrutura Verde e Energia da Câmara Municipal de Lisboa, José Sá Fernandes, membros do Comité Executivo da Federação Europeia, dos delegados da IFLA EUROPE, dos presidentes das associações de Arquitectura Paisagista dos vários países europeus e diversos especialistas.

Em destaque está a conferência internacional “LANDSCAPE ARCHETYPES, Lessons for the Future” que pretende ser uma reflexão sobre a construção de paisagens, os seus arquétipos, assegurando inovação, sustentabilidade e qualidade de vida. Entre os oradores convidados destaque para Javier Maderuelo, de Espanha, Jana Spulerova, da Eslováquia, e Christian Küpfer, da Alemanha.

A Assembleia Geral da IFLA decorrerá nos dias 17 e 18 de Outubro e o programa de trabalhos inclui a cerimónia do IFLA EUROPE Youth Competition 2015, a nomeação de Gonçalo Ribeiro Telles, Margarida Cancela d’ Abreu (da associação portuguesa) e Fritz Auweck (da associação alemã) como membros honorários da IFLA-EUROPE, a atribuição do Galardão IFLA EUROPE 2015 à UNESCO, a ser recebido pelo director Geral do World Heritage Centre, Kishore Rao.

A IFLA foi criada em 1948 e divide-se em quatro organizações regionais. A IFLA EUROPE visa o desenvolvimento da Arquitectura Paisagista neste continente, enquanto profissão indispensável na criação de ambientes equilibrados e sustentáveis.

Foto: CML