A Roca entregou os prémios da sexta edição do concurso internacional de design ‘jumpthegap’ pela mão do prestigiado arquitecto chinês Ma Yansong, presidente do júri, numa cerimónia celebrada no Roca Madrid Gallery.
Na categoria Profissional, o projecto premiado foi “Btwist”, das espanholas Irene Cañada e Raquel Prendes, e na categoria Estudante o vencedor foi “[Aria] 2”, de Samuele Nucaro e Cristina Tu Ahn Pham, uma dupla de estudantes italianos.
“Btwist” consiste numa inovadora solução para o espaço de banho. Trata-se de um lavatório que combina três medidas diferentes para distintas utilidades. Mediante o seu design, tal como explicam as vencedoras, o projecto permite a realização de distintas acções ao mesmo tempo. Por sua vez, “[Aria]2” é a mistura perfeita entre acessibilidade, rapidez e inovação. A solução para o espaço de banho proposta pela dupla italiana é um chuveiro que reproduz o efeito molhado-seco. Pensado para ambientes de banho modernos, o projecto cria um chuveiro inovador com uma multiplicidade de usos.
Pela primeira vez, o concurso, organizado desde 2004 pela Roca em colaboração com o Barcelona Centro de Diseño (BCD) e de periodicidade bianual, outorgou o Prémio da Sustentabilidade, entregue pela Fundação We Are Water. Assim, foram premiadas as propostas que aliam um design inovador e a sustentabilidade. O projeto vencedor foi “Plura”, de Katharina Sophie Wohlleben e Larissa Siemon. As alemãs propuseram um lavatório que utiliza um pedal para ativar a torneira com a intenção de não desperdiçar água, sendo esta a protagonista do projecto.
A entrega de prémios no Roca Madrid Gallery contou com a presença de 200 convidados. Além do presidente do júri Ma Yansong, que recebeu inúmeros prémios e reconhecimentos, entre eles o Young Global Leaders 2014 (YGL), assistiram ao acto outras personalidades importantes do mundo do design e da arquitetura, como Jaime Moreno, Premio Nacional de Diseño e Liu Wengiu, Conselheira da Cultura da Embaixada Chinesa.
O júri desta edição foi também composto por Marcelo Rosenbaum (Brasil), designer e director do atelier de design e inovação Rosenbaum; Tom Dyckhoff (Reino Unido), jornalista e crítico de arquitectura, Guta Moura Guedes (Portugal), co-fundadora da Experimenta e directora da EXD Biennale; Josep Congost (Espanha), director do Roca Design Center; Rafael de La-Hoz, arquitecto (Espanha), Patrono da Fundación Arquitectura Contemporánea; Isabel Roig (Espanha), directora geral do BCD (Barcelona Centro de Diseño) e ex-presidente do BEDA (Bureau of European Design Associations).
Este ano o concurso contou com uma participação global de 112 países diferentes (3.700 participantes).