A 13ª edição do Europan debruçou-se sobre o tema ‘A Cidade Adaptável’. As cidades nacionais participantes foram Azenha do Mar/Odemira, Barreiro e Santo Tirso, às quais concorreram 87 equipas. Uma menção honrosa e duas citações especiais foram atribuídas a arquitectos portugueses.
Os Concursos Europan, em que Portugal participa desde 1998, têm por objecto a inovação urbano-arquitectónica na Europa, com temas emergentes, facultando o intercâmbio de oportunidades para equipas de jovens profissionais. Trata-se de uma plataforma europeia de concursos a que podem concorrer arquitectos com menos de 40 anos.
A Associação Europan Portugal, que organiza os concursos, promoverá com as câmaras municipais participantes nesta edição - Odemira, Barreiro e Santo Tirso - acções visando a implementação dos resultados, através de iniciativas de divulgação e discussão com as populações e de promoção internacional dos projectos premiados.
Nesta 13ª edição (2015-2016), participaram 15 países, 50 cidades e 1.300 equipas, com o tema ‘A Cidade Adaptável’, integrando situações muito diversas de necessárias transformações urbanas. Houve 93 equipas distinguidas: 44 prémios e 49 menções honrosas, tendo sido atribuídas ainda 61 citações especiais. Uma menção honrosa foi atribuída ao arquitecto Bruno Oliveira Rodrigues e duas citações especiais foram atribuídas aos arquitectos Sara Ferreira e David Castanheira.
Em Portugal, às três cidades participantes - Azenha do Mar/Odemira, Barreiro e Santo Tirso - concorreram 87 equipas.
Na Azenha do Mar/Odemira o prémio foi para o arquitecto italiano Alessandro Labriola com o projecto LIMENOCHORA; a menção honrosa para o arquitecto italiano Francesco Marras com o projecto SECOND LINES; a citação especial para a arquitecta grega Styliani Daouti com o projecto AMPHIBIA; e a citação especial para a arquitecta portuguesa Sara Ferreira com o projecto RESONANCE(S) AS CHAN(C)GE.
Já no Barreiro o galardão foi para a arquitecta francesa Lucie Webercom o projecto BETWEEN THE LINES; a menção honrosa para o arquitecto italiano Massimo Dicecca com o projecto INSERT COINA; e a citação especial para o arquitecto português David Castanheira com o projecto SEWING SPACES INBETWEEN.
Em Santo Tirso foi laureada a arquitecta espanhola Laura Alvarez com o projecto FOODLAB SANTO TIRSO; a menção honrosa para o arquitecto espanhol Ignacio Galbis com o projecto 3TIRSOLINES; e a citação especial para o arquitecto espanhol Fernando Eiroa com o projecto PLAY TIME.
É objectivo do Europan Portugal promover diligências no sentido de os projectos vencedores virem a ser concretizados. No entanto, conforme a Ordem dos Arquitectos informa, “tal intenção corre o risco de ser perturbada pela quebra de compromissos do anterior Ministério do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia (MAOTE) pela acção ou inacção do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) e da Direcção Geral do Território (DGT) para com a Europan e, daí, com a Organização Internacional e as Câmaras Municipais participantes. Uma audiência conjunta com a Ordem dos Arquitectos foi já solicitada ao MAOTE”.
Foto: Site European Portugal – Azenha do Mar/Odemira projecto vencedor LIMENOCHORA