Os prémios AICA/SEC/Millennium bcp de Artes Visuais e Arquitectura 2014 foram atribuídos à artista Ana Jotta e ao arquitecto José Neves, ambos com obras e percursos notáveis.
Na reunião de Júri que decorreu no mês de Dezembro na Sociedade Nacional de Belas Artes e que foi presidida por Sérgio Fazenda Rodrigues e constituída por Bruno Marchand, Catarina Rosendo, Luís Santiago Baptista e Susana Ventura, foi atribuída unanimemente à artista Ana Jotta e ao arquitecto José Neves.
De acordo com a acta desta reunião, a escolha de Ana Jotta prendeu-se com a exposição ‘A Conclusão da Precedente’, patente na Culturgest entre 15 de Fevereiro e 11 de Maio de 2015, em que o júri destacou “a capacidade que a artista tem demonstrado, ao longo do seu percurso, de assumir riscos e de reinventar sucessivamente as coordenadas do seu trabalho, situação comprovada de forma inequívoca nesta ocasião”.
Já no caso de José Neves a obra Cinema Ideal valeu-lhe o prémio. Como consta da acta, esta é uma obra que “surge como charneira entre um problema premente, a intervenção reabilitadora nos centros históricos, a definição e viabilização da encomenda, a proposta de um cinema de bairro com programação cuidada, uma determinada concepção disciplinar, assente na contenção formal e na solidez construtiva, e os seus interesses próprios, particularmente o cinema. Por tudo isto, este projecto adquire uma dimensão exemplar no contexto da prática do arquitecto e dos problemas arquitectónicos e urbanos do presente”.
Foto: Cinema Ideal - José Neves, Gabinete de Arquitectura, Lda.