A organização da 4º edição da Trienal de Arquitectura de Lisboa anunciou a selecção dos Projectos Associados que irão integrar o programa alargado deste evento. Ao todo foram escolhidas 14 propostas.
O desafio lançado a projectos auto-financiados de diferentes disciplinas artísticas e criativas revelou-se um sucesso com a recepção de 73 candidaturas nacionais e internacionais. Nesta edição, para dar maior destaque a cada um dos Projectos Associados, foi inicialmente idealizado um número de 12 possíveis escolhas. Contudo, devido ao elevado nível de qualidade das propostas recebidas, a escolha foi ampliada a 14.
André Tavares, co-curador da Trienal de Arquitectura de Lisboa, explica que “os Projectos Associados vão enriquecer o programa da edição ‘The Form of Form’, reforçando a oportunidade de debater o núcleo da prática arquitectónica. Estes 14 eventos irão alargar o programa principal e apresentar ideias relevantes em lugares que tornam evidente a diversidade da paisagem de Lisboa”.
Os projectos seleccionados são: O Mundo de Charles e Ray Eames, MAAT - Fundação EDP (exposição); Amadora BD 2016 (Festival); Cartha On the Form of Form, Cartha Magazine (projecto editorial); A Forma Chã, Eliana Sousa Santos (exposição-simpósio internacional); The Thickness of the Limit, Embaixada Arquitectura/University of Western Austrália (workshop e instalação); Cal Branca (Alprenca), Manuel Caeiro na Galeria Carlos Carvalho Arte Contemporânea (exposição); Continual Collective Construction, Davidson Rafailidis (filme); Labor, Peter Collard (documentário); The Club, Bureau N & Bureau A (conferência, publicação, instalação e DJ set); Plataforma Trafaria, Construct Lab / Ensaios e Diálogos (workshop e documentário); Água, Teresa Amaro Alfaiate e João Mendes Ribeiro (exposição); Outra Lisboa, Patrícia Robalo Ribeiro (visitas guiadas); e Matière Sensible, Fernandez & Serres (exposição).
Os principais critérios utilizados pela equipa curatorial na escolha dos projectos tiveram como base a pertinência das propostas no âmbito programático e no espaço de tempo desta 4ª edição da Trienal, assim como, a diversidade de abordagens e formatos que valorizasse a capacidade de desenhar novos percursos e vivências na cidade.
As propostas, não só individuais ou de colectivos, mas também de instituições - facto que reforça o carácter cooperativo e sinergético que se quer crescente da Trienal - vêm estabelecer um eixo inédito entre Lisboa, Trafaria, Cascais e Amadora, com uma variedade de eventos que passam por workshops, visitas guiadas, cinema documental, exposições, entre outros.
Refira-se que, pela primeira vez, o Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora (27ª edição) associa-se à Trienal de Lisboa na medida que estabelece como temática principal ‘Espaço-Tempo’, extravasando assim a capacidade da BD para representar e ficcionar os espaços urbanos e arquitectónicos.
Também o MAAT - Novo Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia - Fundação EDP traz de Londres a primeira retrospectiva da obra de dois dos mais importantes designers do séc. XX, ‘O Mundo de Charles e Ray Eames’, com curadoria do Barbican Centre.
Os Projectos Associados permitem ainda alargar a relevância de parceria e participações internacionais a acontecer em Lisboa. Assim destacam-se os projectos de Davidson Rafailidis (US), Peter Collard (UK) e o projecto editorial Cartha (CH). Este conjunto vem demonstrar a vontade da Trienal em alargar o seu campo de acção através da sua, cada vez maior, capacidade catalisadora.
Este é o primeiro dos anúncios do programa alargado da edição ‘The Form of Form’ que incluirá, em Março, o anúncio dos projectos ‘Satélite’ no âmbito do Future Platform Architecture e o lançamento do Call para o Prémio Début.