Antecipando a Viajgem Revisitar Fernando Távora, distinguida com uma Menção Honrosa pelo júri do Open Call Comissariado Viagem Pop-Up, vai ter lugar, no dia 19 de Fevereiro, no Auditório da Sede Nacional da Ordem dos Arquitectos, a Conferência Roadmap.

Esta conferência vai contar com a participação dos arquitectos José Aguiar, Pedro Pacheco, José Bernardo Távora, Susana Ventura, Paulo Moura, Ana Ribeiro da Silva, Ana Motta Veiga e Paulo Tormenta Pinto, além do representante da Fundação Instituto Marques da Silva, onde se encontra depositado o arquivo Távora, Abel Rodrigues.

A conferência, que se destina a aprofundar algumas dimensões do trabalho do arquitecto Fernando Távora que vão estar presentes na viagem dos dias 23, 24 e 25 de Fevereiro, abre às 14h30 e está dividida em duas partes.

A primeira parte, moderada por José Aguiar, será dedicada à metodologia de projectar de Fernando Távora e incluirá a apresentação de algumas das suas obras construídas, contextualizadas com contributos de antigos colaboradores, respectivamente Ana Motta Veiga, Pedro Pacheco e Paulo Moura. Este painel conta ainda com a participação de José Bernardo Távora (a confirmar), seu filho, que apresentará a sua Casa da Covilhã em Guimarães, e de um membro da família proprietária da Casa de Ofir, Ana Ribeiro da Silva, cujo testemunho incluirá imagens inéditas deste projecto, na perspectiva familiar e privada, bem como da evolução do seu actual restauro. Este será um momento privilegiado para partilhar uma abordagem pessoal da obra de Fernando Távora, por quem viveu os seus projectos e as suas obras de muito perto.

A segunda parte, moderada pelo presidente do Conselho Regional de Admissão do Sul, Paulo Tormenta Pinto, abordará o tema da Viagem (de arquitectura) contando com a presença do representante da Fundação Instituto Marques da Silva, que fará a apresentação do Arquivo Távora na perspectiva da sua organização, dos seus conteúdos e da sua utilidade prática ao ensino e à investigação de um espólio com tanto para ‘ensinar’. Susana Ventura, vencedora da 9ª edição do Prémio Távora, apresentará a temática da viagem como efectivo laboratório de investigação em arquitectura, contextualizando a importância da visita ‘in loco’ na formação contínua do arquitecto.

A conferência, que é de entrada livre, termina com uma apresentação detalhada do Roteiro da Viagem Revisitar Fernando Távora, de Lisboa ao Minho, a decorrer nos dias 23 a 25 de Fevereiro, pela mão da arquitecta e comissária Ana Motta Veiga.