A Broadway Malyan foi seleccionada pelos novos proprietários de Vilamoura, um dos mais importantes resorts de Portugal, para criar um projecto de elevada qualidade numa das mais importante zonas de entrada do empreendimento, a Marina.

Com 5.000 m², o projecto compreende um conjunto de edifícios em que se incluem um novo yatch club, os escritórios sede da Marina, espaços comerciais e para restauração, os quais se desenvolverão sob uma imponente pala inspirada nas ondas do Atlântico.

O resort de Vilamoura, um dos mais emblemáticos e de maior prestígio do Algarve, integra cinco campos de golfe, um centro equestre internacional e uma marina que tem capacidade para ancorar até 875 embarcações. Foi adquirido pela Lone Star e pela Tram28 em 2015, que na ocasião divulgaram os seus planos para aí desenvolver 5.000 unidades residenciais.

A Broadway Malyan tinha já sido seleccionada em 2010 para desenhar o ante-porto da Marina de Vilamoura, mas o projecto foi cancelado devido à conjuntura económica desfavorável.

Margarida Caldeira, directora geral da Broadway Malyan, revela que os novos proprietários pretendiam que o gabinete de arquitectura re-conceptualizasse o projecto original de forma a integrar os seus actuais requisitos, mas mantendo o objectivo de criar um elemento icónico no contexto do resort.

“Vilamoura é um dos empreendimentos mais marcantes de Portugal e o nosso briefing passa por criar um projecto que surpreenda quem chega ao resort e que, ao mesmo tempo, reflicta a sua posição como um dos principais destinos marítimos da Europa”, diz a responsável da Broadway Malyan.

“O novo projecto compreenderá um conjunto de edifícios centrados em torno do yatch club, onde se incluirá um restaurante, um terraço com bar e uma piscina, os quais nascerão sob uma pala que parece flutuar e que será um elemento distintivo e icónico do resort, além de ter a função útil de sombreamento”, acrescenta ainda Margarida Caldeira.

“A atracção de visitantes internacionais continua a estar no foco do desenvolvimento económico do País e, por isso, é muito importante este voto de confiança numa das ‘jóias da coroa’ do turismo nacional. Da nossa parte, estamos muito motivados em criar um projecto que realce a sua importância para a vitalidade da região no longo-prazo”, termina.