A 4ª edição do Arquiteturas Film Festival (AFF) - mostra internacional de filmes documentais, experimentais e de ficção sobre arquitectura – vai decorrer de 12 a 16 de Outubro, subordinada ao tema ‘Rehab Nation’.
Este ano, a OASRS vai estar presente no Fórum Lisboa, dia 15 de Outubro, às 11h30, com o visionamento dos filmes do projecto Boas Práticas e uma mesa-redonda entre arquitectos e clientes.
Na introdução ao programa deste ano, a directora e programadora do AFF, Sofia Mourato, escreve que o "Arquiteturas vai promover filmes e debates que explorem a vasta gama de conotações que podem estar associados com a expressão ‘Rehab Nation’. Da reabilitação dos velhos centros históricos à gentrificação dos bairros turísticos; da falta de investimento na habitação social à construção de novos sentidos de comunidade; da privatização do espaço público à emergência de novas formas de intervenção urbana. As possibilidades são infinitas e ‘Rehab Nation’ funciona como um extenso pretexto para basicamente pensar e debater a forma como actualmente vivemos os nossos espaços e as nossas cidades".
Com a programação concentrada sobretudo em três locais - Fórum Lisboa, Cinema City Alvalade e Cinemateca Portuguesa - o festival engloba também outras localizações: a apresentação oficial, no dia 5 de Outubro, às 16h00, integrado no programa de abertura do público do novo edifício do Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia (MAAT); o warm-up na Roca Lisboa Gallery a 10 de Outubro, às 19h00 com a presença de Siza Vieira; um filme-concerto, no dia 15 de Outubro, às 22h no Music Box; exibição de filmes no Centro de Inovação da Mouraria no dia 16 de Outubro às 11h00; projecções no Gabinete e na Rua das Gaivotas 6.
Tendo a Turquia como país convidado, o Arquiteturas propõe, além dos filmes, uma exposição, a mesa-redonda da OASRS, uma visita guiada, uma livraria, conversas, apresentação de teses, a oficina para crianças, o workshop de cinema e a masterclass.
Há uma mão-cheia de arquitectos que irão acompanhar a apresentação de filmes: Siza Vieira desde logo, Carvalho Araújo, que apresenta o primeiro mini-documentário do seu atelier; o arquitecto Luís Pedro Silva comentando o filme ‘A propósito de Leixões’; Ana Vaz Milheiro, Isabel Raposo, Jorge Mealha e Tiago Mota Saraiva juntos num debate sobre a Casa como unidade mínima; Manuel Graça Dias para a Masterclasse Arquitectura sem Arquitectos; João Santa-Rita e Luís Alves Rosmaninho para falar sobre Território como Gaia; Helena Roseta, Fabiana Pavel e Gonçalo Folgado para falar sobre o Bairro como relação de vizinhança; e Teresa Valsassina Heitor, Inês Lobo e Pedro Campos Costa para falar sobre a Sociedade como infraestrutura, entre outros.
A mesa-redonda que a OASRS promove no Fórum Lisboa no dia 15 de Setembro, às 11h00, vai reunir o coordenador do Canal 180, Luís Fernandes com o arquitecto Luís Pereira Miguel e Mário Domingues o cliente da obra ‘Casas Caiadas’ um dos protagonistas dos filmes do segmento Boas Práticas - Estórias que ligaram clientes e arquitetos, lançado no âmbito do Programa escolha-arquitectura. O debate, que se segue ao visionamento dos filmes, conta com a moderação do arquitecto Tiago Mota, vogal do Conselho Directivo Regional do Sul.