O departamento de Arquitectura da consultora imobiliária Worx foi responsável pelo projecto dos novos escritórios sede da Atlas Copco em Portugal. Este implementa um inovador conceito de organização e utilização do local de trabalho, o escritório.
A proposta do departamento de Arquitectura da Worx teve como base o estudo aprofundado do conceito: ABW – Activity Based Working, em colaboração com uma equipa da Atlas Copco, responsável pelo desenvolvimento e implementação do conceito em todos os escritórios da Atlas Copco no mundo.
Neste sentido, foi desenvolvido um projecto de acordo com as necessidades do cliente, enfatizando a componente inovadora e o seu reflexo prático na melhoria da produtividade e satisfação no local de trabalho. O modelo adoptado teve como base o modelo internacional já usado pelo grupo empresarial e adaptado à cultura portuguesa.
Pedro Carta, arquitecto responsável pelo projecto, refere que “na proposta inicial, tivemos em conta os princípios do cliente para a dinâmica do novo escritório. De salientar a total ausência de gabinetes individuais, nem mesmo para o CEO da empresa. Os trabalhadores da empresa poderão ao longo do dia ocupar diferentes tipos de postos de trabalho, consoante a necessidade de maior ou menor privacidade versus necessidade de colaboração com outros, que as funções que estão a desempenhar o exijam. Este projecto foi um desafio bem-sucedido, sendo um motivo de orgulho, a Worx ser a equipa escolhida para o realizar, especialmente para um cliente como a Atlas Copco”.
Foi também a Worx responsável pela colocação da Atlas Copco no Lagoas Park, numa área de 700 m2, numa operação conjunta com a CBRE.
A Atlas Copco é um fornecedor líder mundial de soluções para a produtividade sustentável. O grupo disponibiliza aos clientes produtos inovadores em compressores, soluções de vácuo e tratamento de ar, equipamentos de construção e minas, ferramentas eléctricas e sistemas de montagem. A empresa foi fundada em 1873, está sediada em Estocolmo, Suécia, e tem um alcance global que abrange mais de 180 países.