O Espaço Archiwood by Banema fechou a agenda anual com apresentação da monografia do arquitecto João Mendes Ribeiro. Esta sessão foi um dos pontos altos das 1as Jornadas de Arquitectura Sustentável, o último evento agendado este ano para o espaço criativo que já recebeu mais de 400 pessoas desde a sua abertura.
Archiwood by Banema volta a mostrar o seu carácter inovador, dinamizando o seu espaço criativo integrado na concept store Miolo Design, no Porto, com a apresentação pública da monografia do conceituado arquiteto João Mendes Ribeiro.
A obra apresentada oficialmente contou com a presença do próprio, estando disponível a partir do dia 16 de Dezembro. É editada pela Uzina Books e percorre o trabalho do arquitecto natural de Coimbra, várias vezes premiado e distinguido quer nacional quer internacionalmente.
A sessão foi um dos pontos altos das 1as Jornadas de Arquitectura Sustentável, iniciativa com o selo Archiwood by Banema e que visou promover o uso da madeira no contexto da arquitectura sustentável. Acolhendo seminários, workshops, exposições e demonstrações de produtos e materiais sustentáveis, as Jornadas encerram a agenda deste ano do espaço Archiwood by Banema, que já acolheu eventos de networking, exposições de joalharia contemporânea, seminários na área de arquitectura e design de interiores, bem como workshops de produtos da Banema. Para a marca líder na introdução de produtos inovadores em madeira e derivados em Portugal, a experiência não poderia ter um balanço mais positivo, com o espaço Archiwood by Banema a receber, desde a sua inauguração em Junho deste ano, mais de 400 pessoas, entre arquitectos, designers, estudantes e empresários das mais diversas áreas.
“Este espaço foi criado para promover o encontro entre a madeira e a arquitectura portuguesa, além de mostrar as nossas últimas novidades e difundir a experiência da nossa marca, mas sempre teve a ambição mais ampla de abrir-se à cidade, com uma agenda de eventos empresariais, técnicos, culturais e sociais”, comenta Manuel Joaquim Neves, administrador da Banema. “A adesão tem sido muito gratificante e queremos continuar a dar a melhor resposta a este desafio, estando já a preparar uma agenda diversificada para 2017 quer com eventos próprios quer com iniciativas de outras entidades que partilhem connosco os valores de inovação, design e sustentabilidade”.
O estúdio Archiwood by Banema materializa o conceito criado pela Banema para promover a aproximação entre a arquitectura e a madeira e integra a concept store Miolo Design, que revitalizou o espaço da Padaria Independente, na rua de Miguel Bombarda, no Porto. Funcionando em simultâneo à área de venda de produtos de design para decoração e interiores, o estúdio acolhe uma biblioteca permanente de materiais de base madeira e afirma-se como um espaço colaborativo e vivo, aberto a arquitectos, designers e à comunidade em geral, para divulgar a oferta da Banema, mas também, e sobretudo, para que estes profissionais possam apresentar os seus projetos, descobrir tendências, trocar experiências e conhecimento.
As 1as Jornadas de Arquitectura Sustentável decorreram de 5 a 7 de Dezembro no estúdio Archiwood by Banema, sendo criadas pela Banema em parceria com o portal Construção Sustentável, a Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte e a Uzina Books. Em termos programáticos, a integração dos princípios de sustentabilidade na arquitectura, contemplando todo o ciclo de vida do edifício e a própria origem das matérias-primas utilizadas no projecto, deram o mote a estas Jornadas, que receberam mais de 60 pessoas ao longo das várias acções realizadas.
A Banema é líder nacional na comercialização de madeiras e derivados e, entre outros materiais inovador, pioneira na introdução de Thermowood e outras madeiras modificadas de gestão sustentável.