O presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Eduardo Pinheiro, e o novo presidente da Casa da Arquitectura, José Manuel Dias da Fonseca, vão ser os cicerones da última visita à obra de reabilitação da Real Vinícola, edifício que vai dar lugar à Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura a partir de Junho deste ano.

A visita decorrerá no próximo dia 4 de Fevereiro, pelas 15h30, e será ainda conduzida pelo arquitecto Guilherme Vaz, autor do projecto de reabilitação do imóvel.

A 16 de Junho, recorde-se, a Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura abrirá portas naquele que é o mais antigo edifício industrial de Matosinhos com a exposição ‘Poder: Arquitectura’. A nova casa da instituição contará com uma área de 4.700 metros quadrados no interior do quarteirão da Real Vinícola, onde também ficará instalada a Orquestra Jazz de Matosinhos e outras empresas da área criativa, ainda em fase de selecção.

Tendo em conta a elevada procura registada para esta última visita, a Casa da Arquitectura decidiu duplicar o número de vagas disponíveis, entretanto já esgotadas. Presentes deverão estar, entre outros, a directora-geral do Património Cultural, Paula Silva, o vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha, e o director executivo da Casa da Arquitectura, Nuno Sampaio.

O ciclo de visitas à obra da Real Vinícola teve início em Maio de 2016, tendo, até agora, contado com a participação de mais de 500 pessoas. A obra da Real Vinícola, orçada em cerca de oito milhões de euros, é actualmente uma das mais importantes operações de reabilitação urbana em curso no País.

A Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura é um projecto de âmbito nacional dedicado à divulgação, ao arquivo e à valorização da arquitectura. No seu acervo estão já representados, entre outros, projectos e maquetas dos três Prémios Pritzker de língua portuguesa: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha.