A Porto Academy vai decorrer entre os dias 20 e 27 de Julho, na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto. A novidade é que vai ser co-organizada pela Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura nas próximas três edições.

A quinta edição da escola de Verão - Porto Academy - vai ser apresentada oficialmente no dia 8 de Fevereiro, no Rivoli-Teatro Municipal do Porto. O evento inclui uma conferência dos arquitectos Anne Holtrop e Xavier Rós Majó, do atelier Harquitectes, com moderação de Moisés Puente, editor principal da prestigiada revista 2G.

“É com enorme honra que a Casa da Arquitectura se junta à Porto Academy, potenciando, assim, a reflexão e divulgação da arquitectura neste evento internacional”, considera o director executivo da instituição, Nuno Sampaio.

Amélia Brandão Costa, directora e fundadora da Porto Academy, concorda dizendo que “esta parceria é o reconhecimento nacional do trabalho desenvolvido nas quatro edições anteriores da Porto Academy. Vemos com um enorme optimismo esta relação e acreditamos que vai exponenciar todo um universo que a Porto Academy engloba”.

Para esta quinta edição da escola de Verão estão já confirmadas as presenças de representantes de alguns importantes gabinetes internacionais de arquitectura, entre os quais se contam o chileno Smiljan Radic, o grego Aristides Antonas, do belga Floris de Bruyn, as duplas suíças Gabrielle Hächler & Andreas Fuhrimann e Oliver Lütjens & Thomas Padmanabhan, os espanhóis Guillermo López, Irene Pérez e Jaume Mayol, o holandês Job Floris, o sueco Johan Celsing, o francês Louis Leger, o brasileiro Márcio Kogan, o português Pedro Bandeira e o irlandês Tom de Paor.

O último dia da quinta edição da Porto Academy será dedicado à realização de visitas pelas obras de Álvaro Siza em Matosinhos, terminando nas novas instalações da Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura, a inaugurar a 16 de Junho no antigo edifício da Real Vinícola, em Matosinhos. A Casa da Arquitectura acolherá ainda a sessão de apresentação dos trabalhos finais produzidos pelos participantes da ‘summer school’, que envolve cerca de 250 participantes, na sua maioria estrangeiros.

A edição 2017 da Porto Academy contará ainda com a colaboração especial do programa paralelo à exposição ‘PODER ARQUITECTURA’, ‘Please Share’, comissariado por Roberto Cremascoli.

A Casa da Arquitectura-Centro Português de Arquitectura é, recorde-se, um projecto de âmbito nacional dedicado à divulgação, ao arquivo e à valorização da arquitectura. No seu acervo estão já representados, entre outros, projectos e maquetas dos três Prémios Pritzker de língua portuguesa: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha.