Após o término do período de inscrições aos European Design Awards, a organização revelou que esta edição contou com a maior lista de candidatos de sempre. Recorde-se que este evento vai decorrer pela primeira vez em Portugal, na cidade do Porto, no dia 27 de Maio.

A 10ª edição dos European Design Awards é alusiva ao tema ‘Celebrating Creative Excellence’ e pretende distinguir os melhores exemplos de design na Europa. São mais de 30 as categorias em concurso que este ano contaram com uma das maiores adesões de sempre. Segundo a organização, contou com candidatos de mais de 20 países, ultrapassado em cerca de 12% os números do ano passado.

Refira-se que pela primeira vez a cerimónia de atribuição dos ‘European Design Awards’ vai decorrer em Portugal, tendo a cidade do Porto sido a eleita para receber este evento que vai decorrer no dia 27 de Maio no Teatro Rivoli. Além desta cerimónia vai ser promovido em paralelo na Invicta o  Festival Europeu de Design que incluirá outros eventos, nomeadamente conferências, exposições e workshops para os quais irão abrir dentro em breve as inscrições.

Recorde-se que a marca Porto arrecadou, em 2015, os ED-Awards para ‘Melhor Aplicação de Marca no Ano de 2014’ e ‘Melhor Trabalho do Ano’ (Best Of Show), além de outros importantes prémios de design internacionais, como o D&AD Awards (Londres), Graphis (Nova Iorque) ou Bienal Iberoamericana de Madrid. A marca, encomendada pela Câmara do Porto em 2014, foi criada pela White Studio, uma empresa do Porto, de que é director de arte o professor da Universidade do Porto, Eduardo Aires.

Os European Design Awards foram implementados em 2007 e já passaram por cidades europeias como Viena, Istambul, Colónia, Helsínquia, Roterdão, Estocolmo, Zurique ou Atenas.