‘Medida Incerta’, um projecto de José Pedro Croft com curadoria de João Pinharanda, vai representar Portugal na 57.ª Exposição Internacional de Arte Bienal de Veneza.
O projecto vai ser inaugurado no dia 10 de Maio e, de acordo com nota da área de Governo da Cultura, “é uma proposta sobre a desconstrução do plano e da ortogonalidade, é um jogo entre a objectividade do espaço e a sua ilusão, é um desafio à estabilidade e ao equilíbrio.
Composto por seis esculturas que serão instaladas nos jardins e uma exposição no interior da Villa Hériot, cada moldura tem “aproximadamente oito metros de altura e três de largura”.
A nota refere ainda que “na obra de José Pedro Croft, esculturas e contexto são partes indissociáveis da obra” e as suas intervenções “resultam de um trabalho de permanente diálogo entre a arte contemporânea e património histórico, edificado ou natural”.
Villa Hériot é um conjunto arquitectónico datado de 1929, situado na ilha da Giudecca, composto por duas casas principais, rodeadas por jardins, voltadas para a lagoa. Este enquadramento propicia a multiplicação do real, capturando longínquos ou muito próximos fragmentos de arquitectura e paisagem arquitectónica, vegetal, atmosférica e aquática.
A 57.ª Exposição Internacional de Arte da Bienal de Veneza decorrerá entre 13 de Maio e 26 de Novembro de 2017, sob o título ‘Viva Arte Viva’, escolhido pela curadora Christine Macel, como desafio aos projectos que farão parte do percurso expositivo deste evento internacional.
Fonte/Foto: Portal do Governo