Nos dias 6 e 7 de Julho a cidade de Lisboa irá acolher o 3.º ‘Archi Summit’: uma iniciativa dedicada a arquitectos, engenheiros e designers que pretende destacar aquilo que de melhor se faz em todo o mundo nestas áreas.
A terceira edição do summit de Arquitectura em Portugal vai decorrer no edifício emblemático de Lisboa, projectado por Álvaro Siza Vieira, e será alvo de uma instalação assinada por Manuel Aires Mateus.
Haverá lugar para uma exposição única de soluções construtivas, mas o grande destaque deste ano são as conferências internacionais, que levam a palco grandes figuras da arquitectura mundial.
Originalidade, destrutividade e possibilidade de intervenção são requisitos fundamentais na seleção do local do evento e, desta vez, a organização não fugiu à regra. O parque de estacionamento ‘Silo Auto’, no Porto, em 2015; o Antigo Matadouro do Porto, em 2016; e agora a icónica ‘pala’ do Pavilhão do Conhecimento, são opções que comprovam a sua singularidade.
Este que é o único summit internacional de arquitectura em Portugal conta com a presença de oradores de renome internacional, tais como Valerio Olgiati, arquiteto suíço e docente na Universidade de Harvard, bem como os seus compatriotas Piet Eckert e PASCAL FLAMMER e, ainda, os portugueses Manuel Aires Mateus, Barbas Lopes e o ateliê SAMI, o alemão Arno Brandlhuber, o belga Jan De Vylder, o sueco Johannes Norlander e, por fim, o ateliê espanhol ARQUITECTURA-G.
Para Bruno Moreira, fundador do ‘Archi Summit’ e responsável pela sua organização, “esta edição será particularmente especial porque trazemos novidades a Lisboa. A pergunta impõe-se: algum arquitecto já frequentou um summit de arquitectura na capital do País? A resposta é não. O ‘Archi Summit’ é, por isso, um evento criado especialmente para este público, pensado para os arquitectos em actividade, com soluções, ideias e conhecimento para que se respire, cada vez mais, arquitetura de qualidade em Portugal”.
A qualidade da iniciativa é, também, assegurada pelas insígnias que a patrocinam e que cedem todo o material necessário à construção da exposição patente no local, uma obra projectada pelo Gabinete Aires Mateus. Desde a 1.ª edição que o ‘Archi Summit’ conta com o patrocínio oficial da Margres, empresa de cerâmica de Aveiro. Este ano, novos patrocinadores aderiram à iniciativa, como a ATZ, Hyline e Barbot, que se juntam, assim, às empresas que já constavam no quadro: o Grupo Amorim e o Grupo Praceram, líderes nos respetivos segmentos.
O ‘Archi Summit 2017’ conta com a curadoria de dois nomes emergentes na arquitectura nacional, Rodrigo Costa Lima e Amélia Brandão, que ajudam a organização a garantir os padrões de exigência e de qualidade exigidos numa iniciativa com esta abrangência e dimensão. Relembramos que, em 2016, o ‘Archi Summit’ recebeu um galardão, no âmbito dos Prémios Lusófonos da Criatividade, resultado dos excelentes níveis de desempenho da sua estrutura e organização.