No dia 17 de Maio, a Trienal de Lisboa convida o director artístico de ‘Game of Thrones’, Paul Ghirardani, a apresentar o processo de criação deste complexo projecto de cenografia no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém.
Sob o tema da arquitectura ficcional, esta estreia é uma oportunidade única de conhecer os bastidores desta aclamada série televisiva que tem passado por diferentes cidades da Irlanda do Norte, Espanha, Marrocos, Malta, Croácia e Islândia.
Produzida pela HBO, foi premiada com 38 Emmy Awards tendo por referência a imponência da arquitectura de Albert Speer para o desenho de Bank of Braavos, a cidade de Varanasi (Índia) para House of Black and White, o Real Alcázar em Sevilha para o Palace of Dorne bem como projectos de Frank Lloyd Wright para o Meereen Palace. Diplomado em Design Tridimensional da Kingston School of Arts (Reino Unido), Paul Ghirardani detém uma larga experiência em cenografia para cinema e televisão, tendo conquistado cinco Primetime Emmys e dois America Awards.
Cada episódio desta série custa em média nove milhões de euros e conta com uma extensa equipa composta por 3.589 pessoas dos quais 88 directores, 728 actores e 251 operadores de câmara. Composta por sete episódios, a próxima temporada de Game of Thrones tem estreia marcada para 16 de Julho na HBO. Em Portugal, os direitos de transmissão estão reservados ao canal Syfy.
Manuel Graça Dias é o arquitecto convidado para a conversa que segue a apresentação de Paul Ghirardani. Esta conferência integra o ciclo de Distância Crítica, realizado em co-produção entre a Trienal de Arquitectura de Lisboa e o CCB - Garagem Sul.