A cidade do Porto foi escolhida para palco da entrega dos ED Awards tendo a cerimónia decorrido no dia 28 de Maio. Entre os distinguidos nos prémios europeus de design contam-se dois estúdios portugueses.

A White Studio e a Burocratik foram as duas galardoadas portuguesas. ‘Musgo Real’, na categoria de embalagem, e ‘Avery Dennison Label Collection’, na categoria de miscelânea, foram os dois trabalhos da White Studio a receberem prémios de prata e bronze, respectivamente. ‘Storytrail, let the story be your guide’, da Burocratik, foi o outro trabalho nacional a receber prata, na categoria digital. Recorde-se que a White Studio já tinha recebido, em 2015, no evento que decorreu em Istambul, Turquia, o ‘Best of Show’ pela marca Porto.

Mas os grandes vencedores da noite foram a Holanda e Inglaterra. A holandesa Silo, foi considerada ‘Agência do Ano’, por ter sido a que mais prémios arrecadou nas verias categorias e a britânica Smorgasbord recebeu o prémio mais ambicionado de ‘Best Of Show’, com ‘Wales Nation Brand: CYMRU Wales Sans’.

Refira-se que um outro evento anterior a este, a Master Conference, que decorreu no Auditório Manoel de Oliveira tinha estado praticamente cheio durante toda a tarde, sobretudo por estudantes de design, e no qual se debateram e revelaram as últimas tendências do design.

Refira-se ainda que, ao longo da semana, tinham já decorrido no Porto workshops, passeios e visitas aos estúdios de design da cidade e há precisamente um mês aconteceu na ESAD e na Faculdade de Belas Artes uma conferência de preparação do chamado ED Festival, que acompanha a cerimónia de entrega de prémios.

Também no edifício dos Correios houve e continua a haver muito design destinado aos visitantes e participantes na cerimónia com a exposição dos 10 anos de ED Festival que apresenta os melhores trabalhos premiados ao longo de uma década. No piso sete foi ainda pré-exibida a exposição Design by Porto, Porto by Design, que deverá ser inaugurada no dia 30 de Maio.

No encerramento da cerimónia que decorreu no Rivoli, o director grego Demetrios Fakinos considerou que o Porto foi, até ao momento, a cidade que melhor soube acolher e apoiar a organização dos ED Awards.

Para 2019 já está assegurada, numa parceria entre o Porto e Matosinhos, a primeira Bienal Internacional de Design.

Fonte/Foto: porto.pt