Mais de 11 mil pessoas participaram no programa de visitas regulares da Casa da Arquitectura entre 2012 e 2016. Cerca de 80% dos visitantes são estrangeiros e 60% são estudantes universitários.
Estas visitas – que englobam a Casa de Chá da Boa Nova, a Piscina das Marés, a Quinta da Conceição e a Casa de Roberto Ivens – destinam-se a públicos generalistas ou especialistas e são acompanhadas e comentadas por guias com formação em arquitectura.
Cerca de 80% dos visitantes são estrangeiros e maioritariamente europeus e em média 60% são estudantes universitários. O número de visitantes tem vindo a subir consistentemente desde 2013 (1870), tendo ascendido a 2570 no ano passado.
A Casa da Arquitectura dispõe de roteiros temáticos, monográficos de autor e de período de produção arquitectónica e artística relevante, destinados a públicos generalistas ou especialistas. As visitas regulares estão focadas na divulgação da obra em Matosinhos de Álvaro Siza Vieira – actualmente ao cuidado da Casa da Arquitectura e da Câmara de Matosinhos -, bem como nas suas ligações a Fernando Távora e Eduardo Souto de Moura.
Isoladamente ou articulados com outras entidades, estas visitas acompanhadas e comentadas são disponibilizadas a agentes de divulgação e promoção do turismo cultural internacional e nacional e ao grande público, mediante o envio de um pedido, com um mínimo de 48 horas de antecedência, para This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.
Dentre os edifícios que participam do roteiro das visitas regulares da Casa da Arquitectura, os mais populares são as obras iniciais de Álvaro Siza Vieira, designadamente a Casa de Chá da Boa Nova e a Piscina das Marés, em Leça da Palmeira.
Em 2016, por exemplo, a Piscina das Marés foi seleccionada por 82% do número total de visitantes, seguida de perto pela Casa de Chá (60%). A Quinta da Conceição foi procurada por 27% dos visitantes, tendo 13% visitado a Casa de Roberto Ivens, antiga casa de família do arquiteto Siza Vieira. Esta visita é gratuita.
Para além das visitas regulares, a Casa da Arquitectura em parceria com a Cultour, tem vindo a desenvolver nos últimos cinco anos um programa de Percursos pela Arquitectura Contemporânea abertos a públicos locais que não se relaccionam directamente, por via profissional ou académica, com a área da arquitectura. Estes Percursos contam sempre com a presença dos autores das obras e destinam-se a incentivar a preservação do património arquitectónico.
Ao todo, realizaram-se já 19 percursos a outros tantos locais dispersos pelo País, mobilizando para cima de 700 pessoas e envolvendo arquitectos e especialistas como João Mendes Ribeiro, Camilo Rebelo e Tiago Pimentel, Alexandre Alves Costa e Alexandre Fernandez, Carlos Castanheira, Álvaro Domingues, João Álvaro Rocha, Rui Tavares, Maria Manuel Oliveira, Clara Vale, Adalberto Dias, Cristina Guedes e Francisco Vieira de Campos, Graça Correia, José Gigante e Rui Furtado, entre outros.