A exposição de fotografia ‘Fernando Guerra: Raio X de uma prática fotográfica’, com a curadoria de Luís Santiago Baptista, é inaugurada no dia 11 de Julho, pelas 19h00, na Garagem Sul do Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

A fotografia de Arquitectura ganhou, com o novo milénio, uma preponderância exponencial na relação dos arquitectos com a sociedade. O escritório FG+SG tem assumido os desafios da mediatização da arquitectura, sendo hoje uma prática fotográfica premiada e reconhecida internacionalmente.

A afirmação progressiva de Fernando Guerra tem acompanhado a produção arquitectónica contemporânea e as suas reportagens fotográficas, difundidas a uma escala global através da plataforma virtual Últimas Reportagens, constituem um ponto de vista privilegiado sobre a arquitectura de hoje.

Por outro lado, a sua prática fotográfica responde à evolução técnica do campo da fotografia nas últimas décadas, marcada essencialmente pela afirmação dos novos meios digitais. Esta exposição apresenta o trabalho autoral de Fernando Guerra atravessado por uma cartografia da actividade do escritório FG+SG, convocando o seu arquivo de imagens e evidenciando os seus processos de produção. Mostrando a obra fotográfica e os seus modos de fazer, a prática de Fernando Guerra é assim exposta como que submetida a um Raio X.

Foto: Fernando Guerra