Casa da Arquitectura - Centro Português de Aquitectura e a Metro do Porto S.A. assinaram no dia 10 de Novembro, um Contrato de Cedência da Colecção de Elementos de Arquitectura ‘Estações de Metro’ composta por materiais relativos às 82 estações de Metro subterrâneas e à superfície, da autoria de vários arquitectos portugueses.
A assinatura do Contrato de Cedência decorreu no espaço da Casa da Arquitectura, na Real Vinícola, em Matosinhos, que abre as portas ao público nos dias 17 (a partir das 21h30), 18 e 19 de Novembro.
O evento contou com a presença do presidente da Metro do Porto, Jorge Moreno Delgado, do administrador Pedro Azeredo Lopes e ainda do presidente e do director-executivo da Casa da Arquitectura, respedtivamente José Manuel Dias da Fonseca e Nuno Sampaio.
A Coledção de Elementos de Arquitedtura ‘Estações de Metro’ da Metro do Porto é constituída por maquetas, fotografias (impressas e digitais) e desenhos gráficos, sobretudo em ficheiros digitais, relativos a todas as fases de projedto relevantes e constitui um acervo da autoria dos arquitedtos Adalberto Dias, Álvaro Siza, Castro Calapez, José Bernardo Távora, José Gigante, Manuel Fernandes Sá, Rui Passos Mealha, Rogério Cavaca, Souto de Moura, Alcino Soutinho e João Álvaro Rocha. A cedência desta colecção à Casa da Arquitectura - Centro Português de Arquitectura surge na sequência da abertura das suas novas instalações, onde será possível assegurar o depósito adequado e o tratamento de acervos como o da Metro do Porto, de manifesta relevância arquitectónica e cultural.
Com a inauguração do novo espaço, a Casa da Arquitectura assume a sua vocação de Centro Português de Arquitectura, passando a ser a única entidade cultural sem fins lucrativos exclusivamente dedicada à arquitectura que, em território nacional, congrega, num só espaço, área de arquivo e área expositiva.