Francisco João Silva e Ana Rita Gomes, ambos alunos do quinto ano da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, receberam uma menção honrosa no concurso internacional da Hyp Cup.
A exibição internacional vai decorrer em Beijing, no dia 16 de Março, e vai contar com a apresentação de todos os trabalhos vencedores. Refira-se que o júri foi composto por arquitectos internacionais de renome como Dominique Perrault, Francisco Mangado entre outros.
No âmbito da temática “Unruin - Rethinking Dead Space”, o trabalho desta dupla debruçou-se sobre os 1.5 quilómetros da rua do Bonjardim, no Porto, uma via medieval que, ao longo dos tempos, se tornou numa das principais artérias de expansão urbana da cidade. O projecto baseou-se “nta tentativa de manter uma leitura de continuidade ao longo da rua, a materialidade dos espaços seria também contínua. Com o intuito de reduzir custos e de dar uma nova imagem à rua, tudo seria construído em madeira. Este material, já utilizado em vários edifícios lá presentes, encaixaria facilmente no lote tipicamente estreito e comprido desta zona do Porto. Como uma estratégia contra o abandono e a degradação, estes espaços só funcionariam durante o dia e tentariam proporcionar a sensação de espaço exterior dentro das ruínas."