Descobrir a beleza e as características únicas desta região de Lisboa através do cinema é o mote para mais uma edição do Finisterra – Arrábida Film Art & Tourism Festival, que decorre de 7 a 11 de Maio, em Sesimbra, Palmela e Setúbal. Ao todo são 237 filmes que vão a concurso, de 47 países.
O “Subaquático da Arrábida” é o tema desta 3ª edição Finisterra 2014 que apresenta exibições dos filmes a exposições de fotografia nos três concelhos, visitas temáticas a locais que podem interessar à indústria cinematográfica, mostras e provas de produtos locais, conferências e o 1º Concurso de Fotografia, Photochalenge Anthia Finisterra, que pretende dar a conhecer o mundo subaquático e terrestre da região da Arrábida.
Para dar a conhecer o vasto património turístico da região, o festival inclui ainda passeios de barco e mergulho, experiências gastronómicas, mostras de vinhos de região e provas de queijo de Azeitão.
Para o presidente da Entidade Regional de Turismo da Região de Lisboa (ERT-RL), Vítor Costa, “este festival contribui para a divulgação do património natural e cultural da região, além de ser um importante veículo na promoção e divulgação da Candidatura da Serra da Arrábida a Património Mundial da UNESCO, que tanto ansiamos”.
Considerado pelo presidente do júri do concurso do Finisterra, Alexandre Honrado, como “um dos grandes festivais de cinema de Portugal”, o Finisterra é hoje um motor de desenvolvimento internacional turístico e económico para os três concelhos e para a região da Arrábida.